Selo FSC: entenda a importância de exigir para os fornecedores de rótulos de etiquetas. 

Com o conceito de sustentabilidade cada vez mais em evidência, a presença do selo FSC é um dos grandes diferenciais de qualquer indústria. 

Para segmentos que trabalham com matéria-prima proveniente da madeira, esse selo é decisivo na para a escolha do fornecedor, como o caso daqueles que atuam no ramo de rótulos e etiquetas.

Fique com a gente no artigo de hoje e saiba a importância do selo FSC na hora de escolher seu fornecedor, principalmente de rótulos e etiquetas. Aproveite sua leitura!

O que é o selo FSC?

O selo FSC consiste em uma certificação internacional, instituído e reconhecido pela logomarca Forest Stewardship Council.

Sua atribuição ocorre para a produção madeireira e também não madeireira, cujas empresas realizam um manejo florestal responsável, voltado para que o segmento trabalhe com sustentabilidade.

Quando um fornecedor possui o selo FSC, significa que o produto utilizado é procedente de uma madeira controlada por um sistema ecologicamente correto.

Assim, o consumidor tem a informação de que a produção madeireira para a fabricação de produtos é sustentável, influenciando em sua decisão de compra.

A certificação para a certificação do selo FSC se divide em três modalidades:

  • Manejo florestal.
  • Cadeia de custódia.
  • Madeira controlada.

Toda empresa que trabalha de acordo com esses critérios e contribuem para uma produção florestal responsável e para a diminuição dos impactos ambientais podem ser certificadas com o selo FSC.

A tradução de FSC refere-se ao Conselho de Manejo Florestal. Seu principal objetivo é o combate ao desmatamento e práticas que causem danos ao meio ambiente.

Hoje, o selo FSC está presente em mais de 83 países, buscando garantir o equilíbrio entre a exploração dos recursos naturais e os cuidados com a natureza.

A instituição também atua no incentivo do desenvolvimento de práticas mais sustentáveis e que tragam benefícios para florestas e populações que dependem diretamente dos seus recursos, como as comunidades indígenas.

Os princípios do selo FSC

O conselho de certificação do selo FSC determinou 10 princípios que devem ser cumpridos para que a empresa seja certificada.

O cumprimento desses critérios e o recebimento do selo FSC garante que a empresa mantém sua cadeia produtiva dentro dos princípios abaixo:

  • P1: Conformidade com as leis nacionais e os princípios do FSC.
  • P2: Posse e direitos e responsabilidades de uso da terra.
  • P3: Direitos dos povos indígenas.
  • P4: Relações comunitárias e direitos dos trabalhadores.
  • P5: Benefícios da floresta.
  • P6: Impacto ambiental.
  • P7: Plano de manejo.
  • P8: Monitoramento e avaliação.
  • P9: Manutenção de florestas de alto valor de conservação.
  • P10: Plantações.

Qual a importância do selo FSC para o setor de rótulos e etiquetas?

A maioria dos rótulos e etiquetas são desenvolvidos em papel, uma matéria-prima originada diretamente da madeira.

Sendo assim, uma empresa do segmento que apresenta o selo FSC tem grande relevância no mercado, não só pelo consumidor como também por parceiros de negócios.

A preocupação com o meio ambiente e o fortalecimento do conceito de sustentabilidade vem mudando o comportamento de consumidores e também investidores.

O consumidor atual possui maior poder de escolha e uma delas é optar por produtos sustentáveis, tanto em seus processos de produção como em suas embalagens.

Logo, no momento da compra, a presença do selo FSC será de grande peso em sua decisão de compra, que terá preferência por produtos que causam o mínimo de impacto ambiental.

A questão da sustentabilidade é mais latente ainda no que tange a negociações. Boa parte das empresas que assumiram posturas sustentáveis já buscam fornecedores que também primam pela preservação do meio ambiente.

O mesmo acontece com investidores e parcerias internacionais. Considerando que a sustentabilidade hoje é global, muitos países só negociam com outros cujas práticas são voltadas para uma cultura sustentável.

Assim, para os fornecedores de rótulos e etiquetas, que lidam com uma matéria-prima que gera preocupações em relação ao meio ambiente, possuir um selo FSC é sinônimo de reconhecimento, sustentabilidade e respeito ao meio ambiente, o que é fundamental para sua imagem no mercado.

Quais as vantagens do selo FSC? 

A certificação do selo FSC oferece diversas vantagens para as empresas que conseguem cumprir os requisitos de todos os níveis da cadeia produtiva, desde a questão das florestas até que o produto chegue ao consumidor.

Algumas das vantagens são:

  • Melhor preço, uma vez a busca por madeira certificada é maior.
  • Aumento da produtividade, já que as técnicas de manejo florestal diminuem os desperdícios.
  • Melhor imagem para a empresa, que pode ser reconhecida por suas práticas de sustentabilidade e responsabilidade social.
  • Garantia de origem, já que todos a matéria-prima é procedente de áreas controladas.

Como a Damver Adesivos se posiciona na questão da sustentabilidade? 

A Damver Adesivos está há 37 anos no mercado e dentre seus objetivos estão a responsabilidade social e a sustentabilidade.

Para tanto, a empresa trabalha somente com matéria-prima proveniente de madeira controlada, mantendo seus processos de produção com o mínimo de impacto ambiental.

Ao adquirir produtos da Damver Adesivos, o cliente pode contar não só com a qualidade de seus produtos e altos padrões tecnológicos, mas também com uma empresa que mantém toda a sua cadeia de suprimentos sustentável.

Portanto, trabalhar com os rótulos e etiquetas fabricadas pela Damver Adesivos é ter a certeza de poder contar com um fornecedor que prima pelos princípios do selo FSC.

O que achou deste conteúdo? Deixe sua opinião nos comentários, compartilhe nas suas redes sociais e continue acompanhando nosso blog para outras notícias.

Até a próxima!